FANDOM

B-Dab! O Primeiro Livro-Jogo - "O Ataque do António" é, tal como diz o título o primeiro livro-jogo da franquia B-Dab. Neste livro, o leitor pode escolher o rumo que a história toma, num estilo Choose Your Own Adventure. Foi escrito e ilustrado pelo Gabriel Marques. É baseado em fatos irreais e foi lançado na data da comemoração do primeiro aniversário da B-Dab, dia 9 de Janeiro de 2018.

Sinopse

Depois de te teletransportares misteriosamente para dentro do mundo da B-Dab, cabe-te a ti salvar a empresa das mãos do Tone, um dos maiores vilões do Mundo da B-Dab. Será que vais conseguir enfrentar o desafio que te é concebido e salvar a B-Dab? Ou vais acabar por ser obliterado pelo Tone e o seu exército de Darks?

A escolha é tua neste emocionante livro de Constrói a tua Própria Aventura!

Finais

Finais Felizes

  • Página 100 - Derrotas o Tone, e todo o seu exército, e salvas a B-Dab.

Finais Infelizes

  • Página 28 - Vais a casa do João Pato e ele oferece-te um prato de empadão. Tu comes tudo, mas o João revela ser na verdade o Dark João disfarçado, e diz-te que tinha colocado cianeto na tua comida. Morres por envenenamento.
  • Página 32 - Vais a casa do João Pato e ele oferece-te uma taça de anéis de cebola estragados. Tu comes um e morres com uma indigestão.
  • Página 37 - Morres com um tiro no peito depois de errares uma questão que te é feita.
  • Página 58 - Ficas preso numa rua infinita, sem saída.
  • Página 63 - És enterrado vivo depois de entrares em Dab Street, a Rua do Sobrenatural.
  • Página 76 - Não aguentas toda a pressão e decides cometer suicídio, espetando uma faca no peito.
  • Página 92 - És queimado vivo por dois guardas do exército do Tone.
  • Página 93 - És decapitado por um dos guardas do exército do Tone, com um golpe de uma espada.

Finais Neutros/Ambíguos

  • Página 97 - A versão Dark do Gabriel o Makumboso transforma-te num bebé, mas pelo menos nunca mais tens de aturar a escola.

Personagens

Personagens Importantes

  1. Leitor
  2. Gabriel (Rei dos Gabriéis)
  3. Pina (Rei dos Pinas)
  4. Henrique (Rei dos Henriques)
  5. Tone
  6. Dark Gabriel
  7. Dark Pina
  8. Dark Henrique
  9. Dark Tone

Figurantes

  1. Miguel (irmão do Leitor)
  2. J.K. Rowling
  3. Jajon
  4. Piado
  5. Pedro
  6. Dark João
  7. João
  8. Gabriel, o Poderoso
  9. Ken (Guarda Dark 1)
  10. Stark (Guarda Dark 2)
  11. Dark Gabriel o Makumboso

Batalhas

  1. Página 54 - Gabriel, o Poderoso
  2. Página 60 - J.K. Rowling
  3. Página 74 - Luís de Camões (Rottweiler)
  4. Página 74 - Rui Vitória (Águia do Benfica)
  5. Página 79 - Ken (Primeiro Guarda)
  6. Página 79 - Stark (Segundo Guarda)

Trivia

  • Esta é a primeira peça da franquia da B-Dab que não é construída sob a base de uma banda desenhada.
  • Há várias ocasiões neste livro em que se testa os conhecimentos do leitor acerca da B-Dab. Em muitos casos, é feita ao leitor uma pergunta sobre uma B-Dab ou uma personagem. Se a resposta estiver certa, o livro manda o leitor ir até uma página, mas se a resposta estiver errada, o livro manda-o para outra, onde acontece usualmente qualquer coisa má (na pior das hipóteses, a morte).
  • Para se jogar este livro-jogo, são precisos vários objetos, como um lápis, uma borracha, um papel, dois dados, uma moeda, e uma afiadeira.
  • Segundo uma conferência em Dublin, Irlanda, Gabriel Marques afirma que esta foi a B-Dab que lhe deu mais trabalho a construir.
  • Neste livro, a casa do João é referida como a Toca do Coelho. Do mesmo modo, as casas do Piado e do Pedro são referidas como Mansão Tagliatelle e Casa Calist, respectivamente.
  • Este livro faz uma referência à música Majora.
  • Este livro faz referências ao YouTuber SirKazzio, à música Despacito e à música Gangnam Style, às pastilhas Gorilla, ao Quem Quer Ser Pinilionário, ao McDonald's, ao Shrek, à Idade do Gelo, ao Panda do Kung Fu, ao Toy Story, aos Incríveis, a Gravity Falls, aos PJ Masks, ao Mickey Mouse, e à bebida Somersby.
  • Esta é a peça de mercado da franquia B-Dab com maiores fatores de violência explícita.